Voltar

Nova Técnica para Medir Níveis de Glicose Sem Tirar Sangue

Descoberta de uma nova técnica que pode medir o nível de glicose sem precisar tirar sangue!

Com o avanço da tecnologia surgem inovações na área da saúde constantemente. E hoje vamos falar sobre a proposta para uma nova técnica menos invasiva para testar os níveis de glicose no sangue. Esta nova técnica usa um sensor de glicose baseado em onda eletromagnética (EM) inserido sob a pele.

Nesta proposta é utilizado um sensor eletromagnético que pode ser implantado subcutaneamente e é capaz de rastrear mudanças mínimas na permissividade dielétrica devido a mudanças nos BGLs, pode medir mudanças nas concentrações de glicose no fluido intersticial (ISF), o líquido que preenche os espaços entre as células.

Um dos principais objetivos do tratamento do diabetes é manter os níveis de glicose no sangue dentro de uma faixa-alvo especificada. Mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com esta doença e algumas pessoas sofrem ao picar os dedos várias vezes ao dia para verificar os níveis de glicose no sangue e manter o controle. Assim essa proposta atrai muita atenção, pois o método elimina a necessidade de os pacientes com diabetes picarem repetidamente os dedos com um medidor de glicose.

Lembrando que esta proposta ainda está em desenvolvimento e para a implantação do sensor real, devemos considerar embalagens biocompatíveis e reações de corpos estranhos (FBR) para aplicações de longo prazo. Além disso, um sistema de interface de sensor aprimorado está em desenvolvimento.

 

 

Quer ficar por dentro de inovações e curiosidades sobre a área da saúde e tecnologia? Fique de olho em nosso blog com conteúdo direcionados para Clínicas Médicas, Fisioterápicas, Estéticas e muito mais. Fornecendo conhecimento para te levar mais longe!